Há algum tempo postei 10 atividades para estimular a leitura nas crianças, agora mais uma listinha de 8 atividades para deixar o exercício da leitura mais estimulante:

  1. Jogo do contador de histórias: O professor diz ou escolhe uma palavra. A partir daí insta o aluno a escrever um texto narrativo curto. Leitura de todos os textos em grupo.
  2. Binômio fantástico: O professor pede que os alunos construam textos narrativos a partir de palavras habitualmente separadas. Ex.: cão – armário – o cão com armário, o cão do armário, o cão no armário.
  3. Prefixo arbitrário: Usar os prefixos para formar palavras novas e estranhas e sugerir a escrita de uma narrativa a partir disso.
  4. Erro criativo: Utilizar palavra homófonas para produzir te textos.
  5. Construindo adivinhações: Descrever objetos como s fosse visto pela primeira vez, como se fosse descritos por alienígenas;
  6. Rompendo um conjunto: Indicar palavras presentes num conto conhecido como o Chapeuzinho Vermelho e introduzir palavras que seriam elementos completamente estranhos à história original. A partir daí produzir um texto.
  7. Salada de contos: Produzir uma narrativa em que entrem 3 ou 4 histórias diferentes. Ler o resultado em grupo.
  8. Histórias para rir: Produzir histórias com o aproveitamento do erro, do estranhamento, do personagem banal com o contexto extraordinário.

Aprofunde-se mais em

COSTA, Marta Morais da, Metodologia do ensino da literatura infantil, Curitiba: Ibpex, 2007.

Fonte da imagem

Tags: , ,

, ,
Trackback

only 1 comment untill now

  1. Jane Barros de Melo @ 2012-04-29 19:21

    Olá! Sou bibliotecária e gostaria de receber informações e novidades deste site. Moro no Brasil – Maceió-Al e conheci este site através da nossa ilustre bibliotecária Wilma Nobrega. Achei muito interessante e peço aos responsáveis enviar notícias de ideias e é vídeos.

    Att,

    Jane Barros

Add your comment now